terça-feira, 18 de setembro de 2012

SOBRE O ESPETÁCULO "MINHA VIDA TÁ BACANA?", POR LUCIMARA PENAFORTE

A grande parceira e amiga do Coletivo Transitório, Lucimara Penaforte, gentilmente nos acompanhou em nosso último final de semana de apresentações desta primeira temporada e nos contagiou com este texto querido.
Agradecemos à ela por toda a amizade e generosidade. Além de ter sido nosso cinegrafista nestes dois dias.

foto: Thaís Romanelli



Minha vida tá bacana?

Esta é a indagação que intitula o projeto de teatro de rua do Coletivo Transitório de teatro, que esteve se apresentando em bairros de periferia de São Paulo trazendo a arte para a os moradores da periferia. Estes, às vezes compenetrados, outros tímidos, crianças, velhos, jovens e gente de meia idade acompanharam o espetáculo, e cada um com seu modo de absorção da dramaturgia ali apresentada.

O grupo composto por Bárbara, Juliana, Maren, Diogo e Marcela, aborda de forma crítica e bem humorada sobre a manipulação da mídia de massa, machismo, consumismo, capitalismo e a maneira como a classe trabalhadora é massacrada de diversas formas, que para alguns pode ser uma cutucada para pensar, acordar e reagir.

Nestes dois dias, tive o prazer de trabalhar com eles a convite da Bárbara Esmenia, para que filmasse os dois últimos dias de apresentação. Sendo no sábado 15/09 no bairro da Brasilândia Z/N de São Paulo e Domingo 16/09 na Penha Z/L, que inclusive este último local é o bairro onde mora dois dos integrantes do grupo, a própria Bárbara Esmenia e a Juliana Solimeo.

Em resumo, foi lindo, emocionante, gratificante. No sábado houve partipações das crianças moradoras da Brasilândia, que se divertiram e até enriqueceram ainda mais as cenas e as brincadeiras, no final da apresentação as pessoas vinham parabenizá-los e solicitar que voltassem, que queriam mais arte, que não tinham aquilo em suas rotinas naquele local. E uma situação que ficou marcante a todos os presentes, foi em uma das cenas em que os membros do grupo questionam o que a pessoa quer para a vida dela, um menino que assistia a peça, o mesmo em torno de cinco anos de idade responde:

-Quero uma vida melhor!

Acredito que por muito tempo relembraremos isto...

Domingo foi muito bacana, amigos, parentes, conhecidos, foram prestigiar o trabalho do coletivo e fechar com chave de ouro o ciclo deste projeto.

Houve festa no final, alegria, sarau, comilança vegetariana, felicidade e tudo de bom que era merecido.

Aqui, venho deixar o meu muito obrigada! A arte é algo que me dá vontade de viver, me dá felicidade entre outras coisas boas.

Vocês são demais, que brilhem cada vez mais, cada um de vocês são realmente sensacionais!

Muita merda pra vocês para novas apresentações e projetos a serem apresentados! E a arte de rua não pode parar.



Lucimara Penaforte (XNilakanthaX)

Nenhum comentário:

Postar um comentário