Projetos

Pisando na lama - teatro ambulante nas comunidades

O projeto intitulado Pisando na lama - teatro ambulante nas comunidades é voltado para a realidade de jovens moradores/as das periferias, com o objetivo de utilizar o teatro de rua como uma ferramenta de transformação, buscando despertar o protagonismo social das/os membros das comunidades.

Para que isso aconteça, o Coletivo Transitório de teatro pretende desenvolver uma dramaturgia em conjunto com jovens moradoras/es do Jardim Guarani, distrito da Brasilândia, em São Paulo, a partir de entrevistas pessoais que resultarão no espetáculo teatral. Nesse sentido, convidadas/os a participarem ativamente da criação dramatúrgica por meio de relatos pessoais, as/os jovens serão incitadas/os a refletirem sobre sua própria realidade e prováveis vias de mudanças.

A escolha pelas comunidades decorre da motivação do grupo em tematizar realidades ignoradas pela mídia convencional, buscando dar voz aos invisíveis neste meio de comunicação.

A falta de localidades públicas para a interação social torna a rua o espaço principal da vida comunitária, sendo local de convivência e integração. Desse modo, a dramaturgia encenada neste espaço alcançará um maior público, adicionando um valor cultural a este, além de demonstrar outras possibilidades de apropriação das vias de acesso.

 Este trabalho resultou na peça Minha vida tá bacana?, em cartaz pelas periferias de São Paulo.




 


Nenhum comentário:

Postar um comentário